Vale Inovação 3127


VALE INOVAÇÃO - 3127

Mapeamento e Desenho de Sistema de Gestão

Promotor
Neoturf
 

Caracterização do Projeto

O presente projecto visa a criação das condições necessárias à melhoria contínua da organização. A direcção da empresa entende que é pela sistematização dos processos organizativos que poderá competir no paradigma económico actual, pautado e fortemente sustentado em novas formas de conhecimento, produtos de alto valor acrescentado e diferenciação das organizações pela sua capacidade de introduzir no mercado produtos com uma sólida base inovadora.

A empresa pretende construir, com o actual projecto, uma nova realidade organizacional alicerçada em conhecimento, inovação e recursos humanos qualificados sensíveis à importância da inovação no actual contexto sócio-económico.

Pretende-se assim a promoção de uma mudança cultural sustentada em espírito de iniciativa e empreendorismo passando a ser o motor da organização. Para tal será necessário criai as condições, procedimentos, processos, normas, que sustentem esta mudança e consolidem como fazendo parte do ADN da organização. Uma cultura empreendedora, criativa e inovadora deve estar enraizada em cada um dos colaboradores, contribuindo cada elemento da organização para a mudança de paradigma que se pretende operar.

Pretende-se que a empresa assuma um papel relevante na sua comunidade e funcione como o veículo demonstrador de boas práticas na gestão. Julgamos que a adopção destas boas práticas contribuirá para o reforço da empresa no tecido económico-empresarial nacional e internacional. Assim, a aposta será essencialmente na melhoria das aptidões, pela aquisição de competências específicas de gestão, e na capacidade de inovar de todos os colaboradores.

Tal como já foi referido, o projecto visará essencialmente contribuir para a melhoria contínua da organização, designadamente ao nível da inovação de processos e tecnológica, bem como a capacitação e reforço das competências internas, tendo como objectivo central adquirir Know-how sobre um conjunto de técnicas e ferramentas adequadas à restruturação dos processos da organização.

Sinteticamente pretende-se:

1. Mapear, diagnosticar e desenhar os processos organizacionais da Neoturf;

2. Identificar um conjunto de soluções de sistemas de informação que suportem a nova realidade.

Ou seja, pretendemos implementar um sistema de gestão na empresa que possa ter reflexo em ferramentas informáticas que potenciem a adopção das boas práticas desenhadas na nova rede de processos.

Dada a transversalidade de um sistema de gestão, o correto desenho da rede de processos e a sua adequalidade à organização são fundamentais para a motivação dos colaboradores na adopção de um novo paradigma de gestão.

Assim, o projecto actual materializa-se na contratação de serviços de consultadoria de gestão para definição e implementação de processos necessários, bem como serviços de carácter essencialmente técnico de identificação de ferramentas de sistemas de informação de suporte de operação.

A implementação do SG será assim perspectivada como um projecto abrangente e pretende-se que potencie o envolvimento, quer dos responsáveis, quer dos restantes colaboradores, tornando-se assim num projecto mobilizador de vontades e competências, motivador dos recursos humanos e promotor do reforço de credibilidade técnica e empresarial da organização no seu conjunto. Em consequência, o projecto contempla as seguintes intervenções:

A. Concepção do Sistema de Gestão (Consultadoria de Gestão)

Desenho do modelo de SG a desenvolver e sua validação pela competente hierarquia da organização (será utilizada uma abordagem por processos segundo o Ciclo de Deming), que responda à realidade de gestão da organização e de cada processo em particular e aos produtos/serviços/processos objecto de implementação do SG.

B. Identificação de sistemas de informação de suporte a organização

A multiplicidade de soluções existentes no mercado e abordagens possíveis ao mesmo problema torna praticamente impossível a alguém sem competências técnicas e know-how específico de sistemas de informação a identificação de soluções adequadas a cada necessidade. Assim, pretende-se a contratação de serviços de assistência técnica que identifiquem inequivocamente as soluções mais adequadas ao suporte do sistema de gestão a definir.

As actividades contratadas pretendem assegurar o correto desenho dos processos e adequalidade às necessidades reais da organização, com carácter transversal, abrangendo todos os processos da organização, assumindo valores essenciais como a prevenção da ocorrência de constrangimentos ao bom funcionamento da organização, a melhoria contínua do seu desempenho e a satisfação do cliente, basilar na área do negócio da Neoturf.

Esperamos obter como resultado do projecto a identificação clara:

1. Dos principais processos da empresa (rede de Processos),

2. Do fluxograma de actividades dos mesmos (Workflow);

3. Dos inputs e outputs de cada processo;

4. Do software necessário ao suporte integral e integrado dos processos.

A empresa prevê a realização do projecto num prazo de 8 meses (este prazo é considerado o necessário para a adequada análise e implementação do sistema por forma a que o mesmo tenha resultados concretos e de acordo com o esperado).

Demonstração da natureza incremental e não recorrente da actividade contratada

Tendo em consideração as características inerentes à actividade contratada, nomeadamente no mapeamento dos processos, procedimentos, normas e posteriormente à identificação de aplicações informáticas que suportem o sistema de gestão, é claramente evidente que não é tolerada a sua recorrência.

Este processo reveste-se de carácter único no tempo, pois a consultadoria de apoio à montagem de processos, assim que for concretizada, torna-os dinâmicos por si só, actualizando-se automática e permanentemente através das dinâmicas próprias diárias de gestão do promotor, dos processos e da acção dos colaboradores. Não existe a necessidade de a repetir pois as características auto-dinamizadoras e orgânicas de uma cultura de gestão fazem com que este processo se renove automaticamente dentro de si próprio, não constituindo um produto acabado e fechado que facilmente se tornará obsoleto.
 

Data de início:
01/01/2015
Data de fim:
31/12/2015

Montante financiado:
19.160,25 €

Montante de investimento:
19.160,25 €